EICMA 2024

NOVIDADES LAMBRETTA

 A LAMBRETTA CELEBRA O 60º ANIVERSÁRIO DA LAMBRETTA J COM REVELAÇÃO MUNDIAL DA STARWAVE NA EICMA 2024

Nesta edição da EICMA revelámos uma edição especial: a Lambretta J Starwave que se destaca pelo seu estilo peculiar e divertido e que partilhou palco com a Elettra, o nosso modelo elétrico que foi apresentado na EICMA 2023 e que se encontra em fase de desenvolvimento.

Lambretta J Starwave

A Lambretta J, ou Junior, é uma scooter leve, de pequenas e médias dimensões, que recorda o conceito da mesma J lançada em 1964, há exatamente sessenta anos, ambas concebidas para apelar a um target decididamente jovem e despreocupado.

A nova J nasceu com uma personalidade forte, muito própria, inspirada no mundo do surf e da “cultura de praia”. Daí a sua alcunha “Starwave”. O mundo das praias com grandes ondas é particularmente recordado por um pormenor absolutamente distintivo, uma prancha acoplada no escudo frontal da scooter que se assemelha a uma pequena prancha de surf. Esta “prancha” caracteriza fortemente a estética da J Starwave, uma solução que rompe definitivamente com todos os esquemas clássicos de design de scooters. Além disso, este modelo é de possível personalização gráfica e de cor, dando espaço a múltiplas formas de criatividade para fazer da J uma scooter única, com uma personalidade extraordinária.

No stand da Lambretta na Eicma, foram apresentados kits personalizados para mostrar a possibilidade de alterar o estilo dos gráficos acolhendo também a exposição “ART ON WHEELS”, com os grafismos personalizados de Piet Linnebank para a Lambretta J. O projeto de Piet Linnebank com a Lambretta apresenta uma fusão única de arte e design permitindo que a Lambretta J seja personalizada com a linguagem visual imaginativa de Linnebank, enriquecendo cada scooter com um toque do seu estilo distinto. Conhecido pela sua abordagem fluida e inconsciente à arte, Linnebank traz um novo dinamismo à marca, permitindo que cada kit gráfico se transforme numa tela pessoal.

O estilo é definitivamente o ponto forte da nova Lambretta J, absolutamente consistente com as linhas clássicas da marca. Mesmo de um ponto de vista técnico, a nova Lambretta J tem todas as caraterísticas distintivas da marca, a começar pela suspensão dianteira com duplo amortecedor hidráulico e monoamortecedor hidráulico com pré-carga ajustável em 5 posições na suspensão traseira. A Lambretta J estará disponível em duas versões, a J125 (124,6 cc) e a J200 (174,5 cc), ambas com um avançado motor a 4 tempos e 4 válvulas, arrefecido a líquido.

Galeria Lambretta J Starwave

Lambretta Elettra

Totalmente elétrica. Totalmente Lambretta. A Elettra surge na história da Lambretta e das duas rodas como uma revolução silenciosa, pronta para nos transportar para o mundo vindouro. Uma concentração única de tecnologia, estilo e paixão, nascida para percorrer as estradas de amanhã como um líder.

As linhas firmes e determinadas da frente estão perfeitamente conectadas aos volumes traseiros, mais suaves e arredondados, uma homenagem às linhas das Lambretta dos anos 50. Um diálogo estético entre o passado e o futuro, marcado pelo perfil sinuoso e minimalista muito pessoal do assento, para não esquecer a tradição, mas visando resolutamente aquela inovação estilística típica da marca.

O seu design não só impressiona e entusiasma, como também interpreta a sua função de forma brilhante. A instrumentação digital integrada transporta a Elettra para outra dimensão estética de comunicação e interação com o condutor e integra-se com o inovador farol dianteiro em forma de gancho. Todo o painel traseiro levanta com um simples toque no comando à distância, dando fácil acesso ao compartimento que acomoda a bateria. A própria estrutura oferece um compartimento para o capacete ou para as luvas.

Em total harmonia com a tradição Lambretta, a Elettra garante uma performance global de referência, a começar pela sua velocidade máxima de cerca de 110 km/h, graças a uma potência contínua e máxima de 4 kW e 11 kW, respetivamente, e um binário de 258 Nm. Tudo isto graças ao seu motor de ímanes permanentes (PMSM, Permanent Magnet Synchronous Motor), uma escolha de qualidade e de máximo desempenho, capaz de assegurar um grande binário, a melhor relação peso/potência, um elevado rendimento e fiabilidade. Com 3 modos diferentes de condução para adaptação às necessidades de mobilidade do momento, Eco - Ride - Sport, a Elettra garante uma autonomia fiável que vai de 127 km (a uma velocidade constante de 40 km/h) a mais de 60 km (a uma velocidade constante de 80 km/h). O tempo de carregamento da bateria (lítio, 4,6 kWh) é de cerca de 5h30' com uma tomada doméstica de 220V, que é reduzido para 36 minutos com um “carregamento rápido” numa estação de carregamento pública (até 80%).

As dimensões gerais são as de uma scooter perfeita para a mobilidade urbana atual, com uma altura de assento adequada para todos (780 mm) e um peso que se enquadra na normalidade absoluta da categoria (135 kg). Todos os pormenores contribuem para criar um modelo inigualável. O conceito e o desenvolvimento da Elettra são o trabalho da “equipa de design” liderada diretamente pelo Presidente Walter Scheffrahn que, como o primeiro grande entusiasta da Lambretta, cuidou pessoalmente de cada pormenor estético e prático.